Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fisioterapeuta Marlene Müller - Crefito 5725

Fisioterapeuta graduada pela 1ª turma do IPA (1983) (POA), responsável técnica pelo Fisiocamaquã – Centro de Fisioterapia e Reabilitação – que conta com uma equipe de fisioterapeutas que oferece atendimento ambulatorial nas áreas de ortopedia/traumatologia /reumatologia/neurologia e reabilitação pulmonar e atendimento hospitalar na cidade de Camaquã (à 130km de POA), e em Porto Alegre teve no período de 10 anos o seu Consultório Especializado de Fisioterapia da Coluna Vertebral, dando atendimento para pacientes com deformidades e disfunções/dor da coluna vertebral.

A sua trajetória para a fisioterapia e em especial para as patologias da coluna vertebral, iniciou quando em 1975,quando ainda estava no ensino médio, conheceu Bárbara Sybille Fischinger, que muito lhe inspirou na escolha da profissão.
Fisioterapeuta egressa da Alemanha e radicada no Brasil, em Porto Alegre, proprietária de uma das maiores e mais significativas clinicas pioneiras do estado, onde atendiam a todas as áreas especializadas, e chefe do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia por muitos anos na enfermaria 33, também era responsável por várias Apaes na capital e no interior do estado.

Bárbara, para seus pacientes ortopédicos com deformidades, da coluna vertebral, usava as técnicas oriundas da Europa dos mais reconhecidos centros de tratamento de coluna vertebral da época, entre eles a técnica de Klapp, Niederhöfer, Schede, Vojta e outros. Fez estágio de observação nos dois locais no período de 11 meses.

A fisioterapia era um segmento ainda novo na área da saúde e com todo o universo de reabilitação que descobriu com Barbara decidiu-se pela profissão e ingressou em 2000 na faculdade pioneira de Fisioterapia em Porto Alegre pelo Instituto Porto Alegre, o IPA. Mais tarde como estágio voluntário, logo no 1º ano da faculdade, volta a Santa Casa em Porto Alegre para atendimento a paciente de pneumologia e neurologia.

Desde sua graduação procurou aprimoramento profissional constante entre eles (este será um breve resumo, mais detalhes no curriculum lates acima):

• Conceito Bobath (Hemiplegia no adulto)- Formação completa com duração de 120 horas com Elia Panturin (Israel) em SP.

• Conceito Bobath (básico) com Mônica Müller (RJ).

• RPG com Philipe Souchard REALIZAR O RPG, COM O MENTOR DA TÉCNICA.

• RPG – com Philipe Souchard - NIVEL SUPERIOR EM ESCOLIOSE em SP.

• Iso-Streching com Bernard e Rosi Redondo (França).

• Logo após conheceu a proposta de "Especialização em Coordenação Motora e Cadeias Musculares e Articulares pelos métodos Béziérs e Godelieve Dennis Struif, na Escola Ivaldo Bertazzo em São Paulo- 1998-2000. (CADEIAS MUSCULARES GDS).Realizou alguns módulos com Ivaldo Bertazzo (até 3º módulo).

• Formações do Nepe-Biomec: NUCLEO DE PESQUIZA E ESTUDO DA ESCOLIOSE EM SÃO PAULO, com atualizações anuais e sócia da entidade.

• Fez com o grupo as seguintes formações: Escoliose, 100 exercícios de escoliose, Hérnia Discal Lombar com João Miranda Aires e Celso Dias.

• Reeducação Torácica Tridimencional (para escoliose) com Gean Luigi Bonari (Itália) em 2001 que abordava a técnica do francês Perdriolle, Sohier entre outros europeus estudiosos da escoliose.

• Mackenzie- um dos cursos mais utizados nos EUA (para patologias da coluna vertebral) com José Liberato Jr. no PR. Formação pelo The McKenzie Institute International – Center for postgraduate study in spinal mechanical therapy - um dos cursos mais utizados nos EUA (para patologias da coluna vertebral).

• Maitland com Gordon Cummings (EUA) no PR, também com Jonh Seivert no PR.

•Dinamics of Soft Tissue (Scientif Treatment Apllications) com Gordon Cummings (EUA) GORDON ERA UM COMPANHEIRO E UM DOS SEGUIDORES DE GEOFREY MAITLAND- O MENTOR DO CONCEITO MAITLAND))pela Georgia States University.

• Mulligan com o americano Michael Dufrensne no RJ, e com os professores brasileiros Palmiro Torrieiri Jr. e Edelberto G. Marquesno (RJ e RS).

• Reeducação Funcional do Joelho com Oliver Rachet (França) no PR.

• Crochetagem Mioaponeurótica com Jules Boone (Bélgica) no RS.

• Formação em Cadeias Musculares Leopold Busquet em PARIS-FRANÇA, sendo pioneira em POA-RS.

• PUBLICAÇÃO de um de seus "Estudos de Caso" em deformidades: (Genu Valgum) , no livro do francês Leopold Busquet, na primeira edição traduzida para o Português: "As cadeias musculares – Membros inferiores" Volume IV. Edição Busquet.

• Desde 2003 promove eventos através dos "Expoentes da Terapia Manual e Postural". Curso de Fisioterapia, validados cientificamente, com palestrantes nacionais e internacionais, dirigidos exclusivamente, para fisioterapeutas.

• Kinet Control (Reeducação da estabilidade e do equilíbrio muscular) com Dianne Andreotti (Suíça) e Elis Bof (Itália), conceito este que trouxe ao Brasil de forma pioneira. (organizou e realizou todas as formações-módulos) em 2005.

• Demais cursos de atualização anuais.

• APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTIFICO, no "2º MEETING BRASIL" em 29 de março de 2003,em águas de São Pedro, São Paulo. Título: "A importância da manutenção do tratamento fisioterapêutico após redução significativa de uma hipercifose dorsal".

• APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTIFICO NO 2º CONGRESSO GAÚCHO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NO CAMPUS DA ULBRA DE 15 A 17 DE JUNHO DE 2006,Título:" Experiência clínica no tratamento do dorso curvo postural"

• Kinet Control (Reeducação da estabilidade e do equilíbrio muscular) com Dianne Andreotti (Suíça) e Elis Bof (Itália), conceito este que trouxe ao Brasil de forma pioneira. (organizou e realizou todas as formações-módulos) em 2005. Em 2006 e 2007, trouxe novamente as duas professoras certificadas pelo conceito Kinetic Control. Em 2007 Elis Bof, já era professora titular e veio até 2008, quando tivemos a presença de Sarah Motram uma das mentoras do conceito, ministrou curso no Rio de Janeiro em 2010 e 2011.

• Dando continuidade aos seus estudos sobre "Coluna Vertebral", começou a investigar sobre as RELAÇÃO DA COLUNA CERVICAL X TONTURAS e conheceu através de colegas que tiveram formação no exterior, a "Reabilitação Vestibular". Fez alguns cursos de atualização para inteirar-se do assunto, e após um pós-graduação e faz parte da única turma de fisioterapeutas da América Latina a terem realizado pós graduação em Reabilitação Vestibular, no Paraná em 2011, sendo a fisioterapeuta gaúcha pioneira nesta formação.

- Curriculum Vitae

- Indicações e Produções

- Entrevista com Dra. Marlene Müller, Revista Nova Fisio Nº80 mai/jun 2011.

- Texto "Trabalho reconhecido em Coluna Vertebral" Dra. Marlene Müller, Revista Crefito5 Nº9 Mar/2005.

- Apresentação de Trabalho Científico no 2º Meeting de Fisioterapia em São Paulo em Março de 2003 - Reportagem extraida do jornal Gazeta Regional - Camaquã, Sexta-Feira, 30 de maio de 2003.

- Trabalho Científico no V Congresso de Ortopedia e Traumatologia em 2006 - Reportagem extraida do jornal Gazeta Regional - Camaquã, Sexta-Feira, 23 de junho de 2006.



Home - Artigos - Organização - Cursos - Links - Inscrição - Contato - Clínica

2017 Fisioterapia Marlene Müller. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ART.COM PROPAGANDA.
Caso você utilize o navegador Internet Explorer 6, atualize-o para uma versão mais recente.